sexta-feira, janeiro 23, 2015

Londres vai ter uma nova ponte verde sobre o Tamisa

 Amada por uns e odiada por outros, a Garden Bridge vai ser mesmo construída em Londres sobre o rio Tamisa. O projeto acabou de ser aprovado pelo Westminster City Council e falta apenas o aval final do prefeito de Londres – que deverá ser positivo – para a construção arrancar.


A Garden Bridge é uma ideia da atriz Joanna Lumley materializada pelo arquitecto Thomas Heatherwick. A ponte vai ligar a zona de Temple com a de Southbank e vai consistir numa avenida exclusivamente percorrida a pé e repleta de árvores, arbustos e flores, que vai ser sustentada por dois pilares canelados. O objetivo é dotar a cidade com mais um espaço verde e uma zona de lazer para os londrinos e turistas.

Porém, a construção da ponte é criticada pela sua localização mas também pelo seu custo, que deverá ascender a €220,8 milhões, principalmente pelo revestimento em cobre. A ponte é considerada já por muitos engenheiros a mais cara do mundo. Adicionalmente, a infra-estrutura vai necessitar de muita manutenção, que deverá ser assegurada pelo especialmente criado Garden Bridge Trust.

“Existe esta oportunidade de unir ainda mais Londres, e com algo que não vai tratar o rio apenas como um obstáculo a ultrapassar. Em vez disso, existirá um local para relaxar e admirar a cidade mais incrível do mundo, sem que durante isso passem 
 carros, caminhões ou motos”, indica Thomas Heatherwick, citado pelo Independent.

Contudo, a travessia desta ponte não será totalmente livre, pois grupos de oito pessoas ou mais vão ter pedir uma autorização, que serve em parte para desencorajar as manifestações no local. Caso mais nenhum obstáculo surja, a Garden Bridge deverá abrir ao público em 2018.





Nenhum comentário:

Postar um comentário