terça-feira, abril 21, 2015

Dica Sustentável: Como fazer 3 tipos de Repelentes Naturais de insetos

Os produtos que atuam como repelente para mosquitos e pernilongos em tabletes, líquidos químicos ou usados em aparelhos ligados a tomada elétrica, não são tão inofensivos quanto parecem. Podem serem tóxicos e gerar outros incômodos e inconvenientes para a saúde. Não basta substituir um problema por outro, daí que os produtos naturais sejam uma boa alternativa.

Vela de laranja com cravo
A vela produz calor no interior da laranja, que sem a polpa acaba tendo a casca aquecida. O calor libera o cheiro suave pelo orifício do alto, afugentando mosquitos em volta da área. O curioso é que a iluminação fica bonita e o perfume é bastante suave.
Materiais Necessários:
  • 1 laranja
  • 1 vela pequena de decoração
  • um punhado de cravos da índia
Preparo:
  • Corte a laranja ao meio e retire a polpa. Com a ponta da faca, remova o máximo da polpa que conseguir. Sai com facilidade, apenas evite furar a casca. Você terá duas partes, uma será a base e a outra a tampa. Na tampa, faça um orifício circular no topo, nem muito grande, nem muito pequeno. Em volta do orifício, é preciso fincar os cravos lado a lado, fechando um círculo.
  • Coloque a vela na base da casca, ascenda e cubra com a outra parte da casca, a tampa com os cravos. Deixe num canto, sobre um prato ou pires, em cima de algum móvel e longe de material inflamável. Tenha especial cuidado se houver crianças e animais circulando no ambiente. Como o cheiro é suave, você pode fazer mais de uma e espalhar pelo cômodo. Em áreas muito abertas o efeito fica mais restrito.
Repelente natural com cravo

Como pode ser usado sobre a pele, inclusive de crianças, esse preparado leva produtos mais delicados, como álcool de cereais e óleo vegetal apropriado para uso corporal. É simples e o tempo a ser respeitado é apenas o do concentrado dos cravos no álcool. 
Materiais Necessários:
  • 500 ml de álcool de cereais
  • Óleo vegetal (de amêndoas, de côco, de semente de uva ou outro)
  • 20g de cravos
  • 1 recipiente pequeno com tampa spray
Preparo:
  • Num pote de vidro que comporte até meio litro, ponha o álcool de cereais e os cravos. Feche bem com tampa, depois guarde em lugar escuro por cerca de 2 a 3 dias. Agite-o eventualmente durante esse tempo. Após o prazo, o líquido estará concentrado e assume a cor dos cravos. Com um funil, despeje no recipiente spray o concentrado (apenas o líquido, não os cravos) e o óleo nas proporções de 80% de álcool para 20% de óleo. Agite sempre antes de usar e está pronto.
  • Como o concentrado é de meio litro, vai render o suficiente para preencher mais que um frasco pequeno, misturado ao óleo. É importante que o óleo seja vegetal e de uso na pele, não mineral como alguns óleos para pele de bebê. Mantenha o concentrado guardado em local escuro, com o pote bem fechado, para quando quiser fazer mais.

Repelente natural com citronela

A planta é um arbusto semelhante a um capim alto que bois e cavalos consomem, mas se diferencia pelo cheiro. Este repelente é para ser usado sobre superfícies, não no corpo. Seu preparo é tão simples que você vai duvidar como ainda não sabia! É sempre possível usar a planta, mas preparar a partir do óleo essencial dela resulta numa mistura com mair garantia de eficiência.
Materiais Necessários
  • 100 ml óleo essencial de citronela
  • 900 ml de álcool comum (concentração 70%)
  • 1 recipiente vaporizador
No recipiente vaporizador, despeje por um funil o álcool e o óleo essencial de citronela. Agite e está pronto para usar. Vaporize sobre as superfícies nos locais onde costumam estar os insetos. Pode ser usado sobre vasos de plantas, paredes, por trás de móveis e nos cantos de um cômodo. Observe a concentração do cheiro em ambientes fechados, para evitar exagerar no uso.
Fonte: Catraca Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário